Parte 1 sobre (O que é que marca a diferença)
Existem quatro pontos que são cruciais na vida do cristão e que marcam a diferença: a humildade, a disciplina, a obediência e a perseverança. Por isso, se a sua fé não for desenvolvida sobre esses quatro pontos, a sua vida fica fragilizada. E você até pode perguntar o que é que a sua fé tem a ver com a sua vida. Tudo, porque a vida depende da fé! Na verdade, tudo o que tenhamos feito até hoje sempre dependeu da fé, isto apesar de muitos desprezarem ou desconhecerem este facto.
“… O campo de um homem rico produziu com abundância” (Lucas 12.16). Mesmo sendo rico, este homem fez por onde, ou seja, preparou a terra, esperou o momento certo para semear, plantou a semente, esperou a chuva, viu brotar a planta, amadurecer os seus frutos e, agora podia colher em abundância. Então, podemos ver que para cada acção existe uma reacção e a pessoa que é humilde tem essa consciência. Esse cristão humilde sabe que as suas palavras, decisões, acções e atitudes trarão reacções, as quais poderão ser para a felicidade ou para a infelicidade.
Nos versículos seguinte (17-21), Deus revela-nos que chama de louco a quem tem falta de humildade. Ainda que essa pessoa tenha fé para trabalhar, estudar e casar, se lhe faltar humildade na sua fé ela é louca, pois só pensará em si, falará consigo, verá o seu próprio bem-estar e o momento, não medindo as consequências, isto porque lhe falta humildade para reconhecer que há vida depois da morte. Aqui até podemos viver 30, 50, 70 ou 100 anos, mas na eternidade quanto tempo viveremos? Para sempre, quer seja com Deus ou sem Ele. Sem Deus, a que Cristo chamou de morte eterna, é o inferno, lugar criado por Deus para a condenação de satanás e dos seus demónios que se rebelaram contra a Sua autoridade. E se o ser humano desobedecer a Deus e se revoltar contra Ele, estará sujeito a julgamento e a ser condenado ao inferno, não porque Deus o condena, mas porque as suas próprias atitudes o condenarão, tal como foi o caso deste homem na Bíblia que, depois de ter conquistado, se acomodou. Não se esqueça de que tudo o que você conquistou até agora foi Deus que lhe deu para que você viva para Ele. Porque, segundo o que está escrito na Sua Palavra, nada trouxemos a este mundo e nada levaremos, com excepção da salvação.
..... continuaremos em breve
Artigo do Bp Julio